Nessa bagunça simpática que chamamos de São Paulo, as feiras de rua são uma experiência cultural para todos os gostos. No feriado de 7 de setembro, os paulistanos e visitantes têm a oportunidade de explorar uma infinidade de feiras espalhadas pela cidade, oferecendo uma viagem gastronômica e cultural única. Como cantou Tom Zé, na música São São Paulo, o país todo de férias e aqui é só trabalhar, mas num feriado prolongado, faz jus o paulistano de escolher um programa diferente. Então aqui vai uma coletânea dos melhores.
Em 1914, foi criada a feira livre por meio do ato do Prefeito Washington Luiz, como forma de reconhecimento oficial de algo que já existia tradicionalmente na capital paulista. Mais de 100 anos depois, ainda acontecem 871 feiras semanais na cidade, que agregam perto de 13 mil feirantes, um verdadeiro patrimônio municipal.
A feira da Angélica, próxima ao Mackenzie, é uma das maiores feiras do centro, localizada na rua Mato Grosso, apesar de grande, não deixa de lado seu clima bairrista. Bem organizada, com espaço entre as bancas, têm como ponto forte os frutos do mar. Além das clássicas opções, há tipos mais raros, como polvo e lagostins.
Ainda falando em tradição, a feira da Vila Madalena pega dois quarteirões da rua Mourato Coelho e um pedaço da rua Aspicuelta. Tem boa variedade de frutas, legumes e verduras, mas o destaque é a barraca de temperos, quase na esquina da rua Inácio Pereira da Rocha.
Para os amantes de tapioca, a feira Haddock Lobo, na esquina com a rua Augusta, tem inúmeras barracas que vendem tapioca e fazem jus ao sucesso que detém. Além de preparar a iguaria, a banca vende a massa para ser feita em casa, sendo uma ótima opção para um café diferenciado no domingo de feriado.
Uma das feiras mais famosas é a Feira da Liberdade, localizada no bairro homônimo, que celebra a rica herança japonesa da cidade, de fácil acesso pela linha azul do metrô. Com barracas de comida típica, artesanato e apresentações culturais, os visitantes podem saborear autênticos pratos japoneses, como sushi e tempura, enquanto admiram as belas lanternas e objetos tradicionais.
Outra opção imperdível é a Feira Benedito Calixto no bairro de Pinheiros, localizado na zona oeste da cidade. Essa feira de antiguidades e artesanato é o lugar ideal para encontrar itens únicos, como móveis vintage, objetos de decoração e peças de arte originais. Além das compras, os visitantes podem desfrutar de música ao vivo e apreciar a atmosfera boêmia do bairro.
A Feira da Praça Benedito Calixto também oferece uma oportunidade única para explorar o melhor da cultura brasileira. Com uma variedade de barracas de comida típica, os amantes da gastronomia podem provar deliciosos pratos regionais, como acarajé, pastel e tapioca. A música ao vivo embala a feira, criando um ambiente animado e descontraído para os presentes.
Por fim, mas não menos importante, a Feira de Antiguidades do Bixiga é uma joia escondida em São Paulo. Localizada no charmoso bairro italiano do Bixiga, essa feira é uma verdadeira viagem no tempo, com uma variedade de itens vintage, como discos de vinil, objetos de decoração e roupas retrô. Além das compras, os visitantes podem saborear deliciosas massas em restaurantes tradicionais da região.
Se você nunca comeu um pastel de feira de rua com um caldo de cana e limão geladinho, não pode ser considerado um paulistano, nato ou por escolha. Comer pastel e tomar garapa é obrigatório, pelo menos uma vez na vida. O som do feirante chamando a freguesia, o gosto da fruta roubada, o caos organizado entre as pessoas, as frutas coloridas empilhadas, tudo isso é um convite mais do que bem-vindo à essa experiência mais do que paulistana.
Por Sophia Otero
Siga o JP3!
Instagram: @jornalpredio3
Facebook: fb.com/jornalpredio3
Mais notícias e informações:
- Edital de Seleção para Clínica de Transação Tributária e Parcelamentos para Pequenos Contribuintes
- 1° Boletim de Estágio – Setembro/2023
- Faculdade de Direito inaugura nova sala em parceria com escritório Mattos Filho
- O Fascínio humano por casos criminais
- Edital de Seleção: Liga Universitária de Direito do Entretenimento – Mackenzie (LUDE)
O Jornal Prédio 3 – JP3, fundado em 2017, é o periódico on-line dos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, organizado por alunos do curso e com contribuição de toda a comunidade acadêmica mackenzista. Participe!

Deixe um comentário