São Paulo, 4 de Agosto de 2023.
“Da dura poesia concreta das tuas esquinas”, como já dizia Caetano Veloso em sua icônica música “Sampa”, São Paulo continua a ser uma cidade com uma pegada cultural forte, oferecendo uma infinidade de opções para quem busca arte e inspiração. Neste mês de agosto, a metrópole está repleta de exposições imperdíveis e aqui destacamos algumas que você não pode deixar de apreciar.
Uma dessas exposições é a “Studio Drift – Vida em Coisa”, localizada no Centro Cultural Banco do Brasil, na Rua Álvares Penteado, 112. Em exibição até o dia 7 de agosto, das 9h às 20h, a entrada é gratuita. A mostra utiliza a luz como pilar de sua arte e explora as relações entre humanos, natureza e tecnologia. Suas obras tocam elementos essenciais da vida na Terra, proporcionando um mergulho em um universo fascinante de criatividade e inspiração, despertando sentimentos e fazendo refletir sobre a beleza do mundo ao nosso redor.
Outra opção é a mostra “A coleção imaginária de Paulo Kuczynski” no Instituto Tomie Ohtake, na Rua Coropé, 88, em Pinheiros. Disponível para visitação até 13 de agosto, a exposição reúne cerca de 200 obras de 39 artistas dos séculos XX e XXI, selecionadas ao longo de quase 50 anos de atuação do marchand e colecionador Paulo Kuczynski. De Eliseu Visconti a Adriana Varejão, a mostra oferece uma rica experiência no mundo da arte.
Se você ainda não conhece o CCLAO – Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios, esta é a oportunidade perfeita para visitar o espaço e apreciar a mostra “Victor Brecheret – O mestre das formas”. O CCLAO, anexo ao Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, está celebrando seus 150 anos com esta exposição que homenageia Victor Brecheret, um dos mais importantes escultores do século XX. A mostra apresenta uma cronologia abrangente da vida do artista, conectando a história do Liceu, da cidade e do próprio Brecheret. Você pode encontrá-la na Rua da Cantareira, 1351 – Luz.
Não deixe, também, de visitar o Museu de Arte de São Paulo (MASP), na Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista, para apreciar a exposição “Paul Gauguin: o outro e eu”. Gauguin é considerado um dos mais importantes artistas modernos surgidos na França no século XIX. Suas obras renovaram a pintura ao incorporar referências de imagens do ‘outro’ por meio de paisagens e personagens do Taiti, ilha no oceano Pacífico que integra a Polinésia Francesa. A busca por uma arte mais pura e autêntica levou Gauguin a fixar-se na ilha, ainda hoje um domínio francês na Polinésia.
Aproveite o mês de agosto para se envolver com a riqueza cultural de São Paulo, mergulhando em exposições que trazem à tona diferentes formas de expressão artística, histórias e perspectivas únicas. São Paulo é uma cidade que pulsa arte, e essas exposições são apenas uma pequena amostra do que ela tem a oferecer. Portanto, vista-se de curiosidade e inspiração e explore o universo cultural da cidade, imerso na dura poesia concreta de suas esquinas.
Por Sophia Otero
Siga o JP3!
Instagram: @jornalpredio3
Facebook: fb.com/jornalpredio3
Mais notícias e informações:
- Futebol Feminino: História e Impactos Atuais
- Alumni Direito Mackenzie: Resenha do artigo “A substituição do código jurídico pelas normas políticas” de Lucas Gaspar, por Natalia Reis
- 1° Boletim de Estágio – Agosto/2023
- Sesc Consolação: uma ode à cultura
- Os problemas da saúde no Brasil para além da verba
O Jornal Prédio 3 – JP3, fundado em 2017, é o periódico on-line dos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, organizado por alunos do curso e com contribuição de toda a comunidade acadêmica mackenzista. Participe!

Deixe um comentário