Acende a fogueira do meu coração

São Paulo, 20 de Junho de 2023

No coração do Brasil, quando os primeiros raios de sol do mês de junho tocam o solo, uma tradição ilumina fogueiras por aí: as festas juninas. Com bandeiras coloridas, trajes à rigor, danças animadas e comidas típicas deliciosas, essas festividades são um convite para celebrar a cultura brasileira.

A origem dessas festas remonta às tradições europeias, especialmente as portuguesas, trazidas pelos colonizadores no século XVI. A principal inspiração para essas festividades é o período de celebração do solstício de verão, que acontece no hemisfério norte em junho. No Brasil, adaptamos essas tradições para homenagear três importantes santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.

A atmosfera das festas juninas é marcada pela alegria contagiante. Ruas e praças se enfeitam com bandeirinhas coloridas, balões e fogueiras, enquanto pessoas vestidas com trajes caipiras dançam quadrilhas e forrós, embaladas por músicas típicas. 

Um elemento clássico é a fogueira, que simboliza a luz e o calor do sol. Elas são acesas em praças e quintais, criando um clima acolhedor e convidativo para as celebrações. Além disso, no mês do amor, é bem comum os correios elegantes. Ah, e não podemos esquecer do casamento caipira no final da quadrilha. 

A gastronomia é outro destaque dos arraiás. Pratos tradicionais como o quentão, feito com cachaça, especiarias e gengibre, e a canjica, um doce à base de milho, são verdadeiras delícias que aquecem o paladar dos participantes. Além disso, não pode faltar a famosa pamonha, o pé-de-moleque, as cocadas e o irresistível bolo de fubá. 

Cada região do Brasil tem suas peculiaridades. No Nordeste, as comemorações são mais intensas, com grandes festivais e concursos de quadrilhas, além das tradicionais simpatias para casamentos. Já no Sudeste, é comum ver a presença de barraquinhas com jogos e brincadeiras típicas, como a pescaria e a argola. A festa é democrática, une do mais novo ao mais velho, agradando todos os gostos. 

Apesar de serem eventos marcados pela diversão, também são uma oportunidade de resgate e valorização das tradições populares. Elas fortalecem a identidade cultural do povo brasileiro, relembrando costumes transmitidos de geração em geração.

Que junho seja regado à muita canjica e maçã do amor! 

Por Sophia Otero


Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3


Mais notícias e informações: 


O Jornal Prédio 3 – JP3, fundado em 2017, é o periódico on-line dos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, organizado por alunos do curso e com contribuição de toda a comunidade acadêmica mackenzista. Participe!

3 comentários em “Acende a fogueira do meu coração

Adicione o seu

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑