JP3 Indica: Filmes Clássicos de Natal

Por Maria Beatriz de Oliveira Ventura

O Natal é uma das mais aguardadas celebrações do ano e um dos fatores pelos quais, a cada ano que se passa, a festa se torna mais popular, é o consumismo, responsável pelo alcance cada vez maior do público. 

Mesmo que esta estratégia de vendas seja comum mundo afora para outros feriados que não só o Natal, geralmente no final de ano se torna mais intensa a presença de artigos temáticos em todos os tipos de estabelecimentos – seja no setor de decoração, alimentos, roupas, entre outros.

O consumismo se tornou tão característico nesta época do ano, que até a produção de obras sobre o Natal se tornam queridas pelo público, simplesmente pelo fato de ter relação com o feriado, já que muitas vezes a trama é rasa ou pouco original. 

Para que você faça bom uso do seu tempo, o JP3 preparou um guia para refrescar sua memória com várias recomendações de filmes de Natal para todos os gostos.

  1. ESQUECERAM DE MIM 1 & 2

Essa franquia conseguiu marcar a infância de todo mundo que cresceu nos anos 90 e 2000, ao ponto que eu aposto que você já assistiu pelo menos uma vez neste ano. Não importa se é o primeiro, que se passa em Chicago quando o Kevin é esquecido pela família na hora de viajar pro Natal ou quando ele confunde o avião e vai parar em Nova York  no segundo filme. Os dois são infalíveis na hora de unir e animar a família para comemorar, ambos você encontra no streaming da Disney +.

  1. SIMPLESMENTE AMOR

Chegou a vez dos românticos… Esse filme cativa qualquer um ao acompanhar a história de mais de 10 personagens que tentam entender o que é o amor, e quem eles amam genuinamente, tudo isso com aquele clima natalino acolhedor de Londres como plano de fundo. A comédia romântica tem uma estrutura muito única, ao conseguir dar a impressão de que todos os romances tem um pézinho no enredo de outro, além de trazer (na minha mera opinião) várias lições sobre qual o conceito e como o amor está presente em nossas vidas. Você pode assistir ao título no streaming da Apple TV, Google Play Filmes e no Youtube. 

  1. DURO DE MATAR 1 & 2 

Sim, eu sei que é polêmico colocar um filme policial numa lista de filmes natalinos, mas acho que o cenário sendo na época está valendo, ainda mais que eu tenho certeza que os fãs de ação vão concordar. Os dois filmes são centrados em eventos que acontecem na vida do policial John McClane que consegue não só uma, mas duas vezes, se colocar em situações de risco junto a centenas de civis, entretanto ele não consegue ficar fora da ação e logo começa a tentar salvar todos os reféns dos terroristas, que estão atrapalhando seus planos de fim de ano. Ambos podem ser encontrados na plataforma Star +.

  1. HARRY POTTER

E vamos de mais uma recomendação que gera discussões: alguns dizem que com certeza, e outros de que não tem nada natalino nos filmes – até hoje não me convenceram de que não são filmes tão natalinos quanto mágicos, então a saga entrou na lista. 

Harry Potter é um menino de 11 anos órfão, que foi criado por seus tios nos subúrbios de Londres de forma normal, até que de um dia pro outro descobre ser filho de bruxos, ele mesmo é bruxo e inimigo do mais poderoso bruxo das trevas, e que pra tentar descobrir o que fazer com todas essas informações, ele deve se mudar para o internato de bruxos chamado Hogwarts. Os 8 filmes acompanham a vida de Harry crescendo como um adolescente que quer cultivar amizades e que está destinado a combater um dos mais terríveis bruxos que já existiram. Acredito que a maioria dos filmes da saga se passa durante as festas de fim de ano, então aquela sensação acolhedora do natal se faz presente várias vezes. A saga completa você encontra em vários lugares, como: Prime Video, HBO Max, Youtube, Apple TV e Google Play Filmes. 

OBS: se você gostou dos filmes e não leu os livros, não sabe o que está perdendo.

  1. UM NATAL MUITO MUITO LOUCO

Não podia faltar o natal da família Kranks, que marcou os anos 2000 de tantos telespectadores. O casal Nora e Luther tinham a tradição de fazer uma grande festa para seus vizinhos e família anualmente, mas dessa vez, que seus filhos não teriam como participar, acabaram se conformando em passar o Natal na companhia de apenas um do outro e por isso planejaram fazer a viagem dos sonhos, mas repentinamente seus vizinhos e toda sua família que passou tantos meses separada confirma que estará presente e se reunirá para celebrar a data. Com  tantas mudanças inesperadas, os dois se juntam para organizar a festa da família em apenas 24 horas, mas quase nada vai como foi planejado, criando uma atmosfera caótica mas não por isso menos engraçada e divertida de assistir. De tão popular que se tornou o filme, ele está disponível nas plataformas da Prime Video, Youtube, HBO Max, Apple TV e Google Play Filmes. 

  1. EXPRESSO POLAR

Para fechar essa lista com chave de ouro, deixei o melhor pro final. Na categoria de desenho animado, não pode faltar um filme  narrado por um elenco estrelado, que traz mensagens de auto-reflexão e crescimento a partir da história de um menino que não vê mais importância na comemoração do Natal e que também não acredita mais em Papai Noel, além de pensar que a única coisa que poderia reverter esse seu pensamento, seria se recebesse um sinal de que está enganado: dito e feito.

Na noite de Natal ele escuta um estrondo que o deixa inquieto e em seguida anda pelas ruas brancas de neve de sua cidade em busca da origem do barulho que só ele pareceu notar, e descobre que se tratava do Expresso Polar – um trem que tem como destino final o Polo Norte – O filme pode ser visto nos streamings da Apple Tv, Google Play Filmes, Youtube e Prime Video. 

Espero que você e sua família se divirtam revisitando o passado com esses filmes que tocaram tantos de nós! 

Imagens:

Gazeta do Povo, Post and Courier, Plano Crítico, Refinery29, The Nexus, HuffPost UK e Omelete.

Publicado por Maria Beatriz de Oliveira Ventura

Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3


Mais notícias e mais informações:


Jornal Prédio 3 – JP3 é o periódico on-line dos alunos e dos antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: