[ATUALIZAÇÃO] A Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie lançou ontem, dia 14 de outubro, um comunicado informando como será organizada a distribuição do espaço físico, de acordo com a turma e o período. Para acessar o comunicado completo, clique aqui.

Depois de quase dois anos de ensino remoto por conta da pandemia do Covid-19, foi publicado o comunicado CM-RE – 10/2021 no dia 1º de outubro de 2021 e assim tivemos a tão aguardada notícia: as aulas presenciais vão voltar a fazer parte da nossa realidade. 

Com certeza, cada um tem sua própria opinião acerca deste evento. Há quem ache que estamos sendo tardios ao retornar agora, outros acreditam que ainda não é o momento certo e que deveríamos aguardar. Bom, fato é que ainda há muitas incertezas e muito a ser discutido.

Em meio a tantas dúvidas e incertezas, nós do JP3 fizemos esse guia descomplicado do retorno ao presencial para tentar esclarecer como será esse momento tão importante.

Informações preliminares

O regime adotado será o híbrido: parte da turma assistirá à aula presencialmente e a outra parte, online. Portanto, o retorno será opcional e adotará um sistema de rodízio — que já explicaremos melhor. Ainda, a ida dos alunos aos campi respeitará todas as recomendações dos órgãos de saúde acerca do distanciamento, uso de máscaras, disponibilização de álcool gel, entre outras. 

Quando e onde?

A partir do dia 19 de outubro de 2021, nos três campi da UPM: Higienópolis, Alphaville e Campinas.

Sistema de Rodízio

Alunos com o TIA terminado em número ÍMPAR podem assistir às aulas presenciais nas semanas 1, 3, 5 e 7 (totalizando 16 dias letivos).

Nas semanas 2, 4 e 6: deverão necessariamente assistir às aulas de forma remota.

Alunos com o TIA terminado em número PAR podem assistir às aulas presenciais nas semanas 2, 4 e 6 (totalizando 18 dias letivos).

Nas semanas 1, 3, 5 e 7: deverão necessariamente assistir às aulas de forma remota.

Pares e ímpares 

Para saber se seu TIA (o seu número de matrícula) é par ou ímpar, basta conferir o último dígito: 

Final 0, 2, 4, 6 e 8 ⇒ TIA par

Final 1, 3, 5, 7 e 9 ⇒ TIA ímpar 

Vacinação

Apenas poderão comparecer às aulas presenciais os discentes que estiverem com o esquema de vacinação completo — isto é, o discente deve obrigatoriamente ter tomado a vacina de dose única ou as duas doses. O Mackenzie não informou como essa fiscalização será feita.

Preciso me inscrever para assistir às aulas presenciais?

Não é necessário se inscrever. Contanto que siga o rodízio explicado anteriormente e siga todas as recomendações dos órgãos de saúde. 

Posso optar por assistir à aula presencial um dia e ficar em casa no outro?

Como as aulas presenciais são opcionais, não existe compromisso. O aluno pode, por exemplo, ir para a aula presencial na segunda-feira e assistir à aula remota em casa na terça-feira. Desde que seja respeitado o sistema de rodízio semanal explicado acima, o aluno é livre para se organizar da maneira que mais lhe convém. 

Aulas remotas

As aulas serão ministradas pelos professores nas dependências dos campi com transmissão ao vivo via Microsoft Teams, Moodle/BBB ou na plataforma de escolha do professor — o qual deve avisar previamente a turma acerca do funcionamento de sua aula.

Frequência

A frequência continuará a ser aferida por meio da chamada nominal, podendo o discente respondê-la oralmente ou, para aqueles que estiverem remotamente, via chat.

Atividades

Todas as atividades passarão a ser obrigatoriamente síncronas (durante o horário de aula). Serão suspensas as atividades assíncronas.

Avaliações

Todas as avaliações, sejam elas intermediárias, substitutivas ou finais, permanecerão em formato remoto.

Trabalho de Conclusão de Curso

As bancas finais de TCC poderão acontecer em formato presencial, remoto ou híbrido, a critério da Unidade Acadêmica. A Faculdade de Direito ainda não informou especificamente como serão as bancas de TCC do curso de Direito.

Para conferir o comunicado completo, clique aqui ou baixe aqui: 

Publicado por Letícia Juang


Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3


Mais notícias e mais informações:


Jornal Prédio 3 – JP3 é o periódico online dos alunos e dos antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e fique em casa!