O Grupo de Estudos “Direito à Educação e Autonomia Universitária” é de caráter permanente, instituído na forma do art. 15 do Regulamento das Atividades Complementares da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Serão objetivos do presente Grupo os Estudos, pesquisas e debates nos campos do Direito Constitucional, Direito Administrativo, Sociologia, Antropologia, Economia, Políticas Públicas, Universidade Pública e Privada relacionados com o tema “Direito à Educação e Autonomia Universitária”.

O Grupo será coordenado pelos professores Tais Ramos, Raphael da Rocha Rodrigues Ferreira e Sávio Ferreira de Carvalho Issaac Chalita da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Alphaville.

São requisitos para admissão no Grupo de alunas e alunos, na qualidade de Membro Provisório:
a) estar devidamente matriculado na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, entre os 2ºs e 9ºs semestres;
b) participar do processo seletivo na forma determinada pelos Professores Coordenadores;
c) assinar os formulários de inscrição e termos de compromisso exigidos.

Datas e horários dos encontros: quintas-feiras das 17 às 18h. Primeira reunião: dia 11 de março de 2021. (encontros quinzenais via Teams: 11 e 25/03; 08 e 22/04; 06 e 20/05).

Processo Seletivo: As inscrições deverão ser feitas de 08 a 26 de fevereiro de 2021, por email: tais.ramos@mackenzie.br, com o título Direito à Educação e Autonomia Universitária, informando nome completo, turma, contato eletrônico e encaminhar uma carta de motivação (fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5), de uma página, no máximo, destacando os principais pontos de seu currículo e a relevância que a participação no grupo de estudos agregará à sua formação acadêmica e profissional.


As inscrições se destinam ao preenchimento de 10 vagas para este semestre, sendo destinadas a discentes de graduação da Faculdade de Direito, campus Alphaville e Higienópolis.

As atividades serão realizadas em datas a serem definidas pelo Professor e divulgadas na primeira reunião, havendo possibilidade de participação remota via Microsoft Teams. Ainda, a lista de alunas e alunos aprovados será publicada até o dia 05 de março de 2021.

Para mais informações acesse o edital abaixo:

Publicado por Larissa de Matos Vinhado


Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3



Mais notícias e informações:


Jornal Prédio 3 – JP3 é o jornal dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe, observe e absorva!