Durante esse período tão atípico que vivenciamos, as plataformas digitais têm sido grandes aliadas no processo de adaptação ao que se chama de “novo normal”.

Os podcasts, que atraem desde aqueles que buscam por entretenimento, até os que procuram informações ou discussões mais sofisticadas, vem ganhando alta projeção e popularidade, de modo que muitas pessoas se sentem instigadas a acessar cada vez mais conteúdos, ou até mesmo começar a produzir.

A segunda opção, é o caso de Tiago Domingues, aluno do 10° semestre e estagiário em um escritório de advocacia criminal. Ele ajuda a construir o podcast “Um café, pela ordem”, sendo responsável pela edição, contato com os participantes, pesquisa dos temas e elaboração dos roteiros. O projeto tem o objetivo de fomentar e qualificar o debate de temas de interesse da advocacia e da sociedade e conta sempre conta com a participação de convidados especiais, dentre eles, inclusive, alguns professores do Mackenzie, como ocorre no episódio 28, que teve a presença do professor Dr. Rogério Cury, oportunidade na qual houve uma rica discussão acerca do Acordo de Não Persecução Penal.

Perguntado sobre os motivos para escolha do nome do podcast, Tiago respondeu:

Uma das prerrogativas da Advocacia é fazer o uso da palavra pela ordem (Art. 7º, X, EAOAB), para esclarecer ou corrigir, sempre que algum procedimento processual ou informação de fatos esteja sendo usado de forma equivocada. Nosso objetivo com o projeto é reestabelecer a ordem das coisas, chamando a participar do podcast, profissionais habilitados a tratar com propriedade dos assuntos propostos.

O aluno conta que antes do formato em podcast, o projeto já era realizado no escritório onde trabalha, por meio de lives no Facebook e reafirma o potencial da disponibilização do conteúdo nesta nova plataforma, uma vez que os ouvintes possuem melhor acesso às discussões e entram em contato com conteúdos críticos que podem auxiliar na construção de opiniões sobre os mais variados assuntos.

Tiago expõe suas motivações para seguir com o trabalho e deixa o seguinte recado:

No atual momento em que as instituições democráticas vem sofrendo ataques, se faz ainda mais importante que busquemos formas de contribuir com o debate.

Todos os episódios estão disponíveis no Spotify.

um café, pela ordem


Por Paulo Pereira 

Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3

Mais notícias e informações:  

Jornal Prédio 3 – JP3, é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e escreva!