Tamiris de Lima Barros

Minhas avós não me colocavam no colo por inteira, uma me botava deitada com as canelas voltadas para o seu colo, a outra, a cabeça. Lembro de fingir estar dormindo para poder ser abraçada por inteira quando meu pai me tirava do carro e me colocava na cama. Minha mãe me dava beijinhos no rosto depois de fazer carinho nas minhas costas. No final das contas fui me acostumando com esses carinhos entrecortados, espaçados, que nem confeito de chocolate que a criança coloca um por um na boca pra sentir derreter na língua. Fui me permitindo viver pequenas doses em grandes quantidades. Inocente que era, expandi a experiência para outros aspectos da vida. Pautei minhas amizades nos elogios espaçados, nas broncas pontuais. Levei meus relacionamentos na base de pequenos agrados rotineiros, de três a cinco vezes na semana, um chocolate aqui, um “lembrei de você” ali. Me acostumei a ser a névoa fina e perene que cobre as serras. Meu amor não é girassol, mas a maria-sem-vergonha que surge de forma espaçada na beira da estrada. O problema é que amor inesquecível só aparece quando dado aos baldes, interminável, inesgotável, irresistível, um campo de girassóis. Como faz para ser uma plantação de girassol quem não tem sorriso aberto, quem não ilumina a vida de ninguém, quem não faz da alegria o café da manhã? Só aceite minhas mariazinhas plantadas com tanto sacrifício num vasinho vagabundo. Se não gostar, não jogue fora, pelo menos elas têm as sementes que são gostosas de apertar.


Gazeta Arcadas é o jornal digital de alunos e docentes da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), com características e formas próprias. Em uma parceria firmada entre o JP3 e a Gazeta Arcadas, há trocas de textos todo mês, com variados temas. Confira o texto do JP3 na Gazeta Arcadas!

Postado por Rafael Almeida

Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3

Mais notícias e informações:  

Jornal Prédio 3 – JP3, é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e escreva!