Nascida em 3 de janeiro de 2003, filha do ator sueco Sven Thunberg e da cantora de ópera Malena Ernman, Greta Thunberg é uma jovem ativista sueca de apenas 16 anos que luta contra o aquecimento global. Greta é portadora da Síndrome de Asperger e, inclusive, fala sobre esse assunto com muito orgulho e facilidade, como é possível verificar em sua conta no twitter.

A jovem começou a ganhar notoriedade em 2018 após protestar sozinha em frente ao Parlamento Sueco e, posteriormente, ter impulsionado milhares de estudantes a irem às ruas para protestarem contra a negligência dos líderes mundiais em relação ao aquecimento global.

Em virtude da sua crescente visibilidade, Greta discursou na Cúpula do Clima da ONU de 2018 e de 2019, diante de centenas de líderes mundiais, sendo que em ambas ela criticou esses líderes que se comprometem em adotar políticas voltadas para ajudar o meio ambiente, mas não cumprem com as suas palavras.

Após a grande repercussão de seu discurso na ONU feito na semana passada, Greta foi alvo de duras críticas provindas de políticos que estão, visivelmente, adotando medidas contra o meio ambiente. Eduardo Bolsonaro, por exemplo, compartilhou uma montagem grotesca da ativista em sua conta no twitter.

Greta é um incômodo para muitos políticos, especialmente para aqueles que prometem desenvolvimento econômico em detrimento do meio ambiente. Eu espero que ela não se abale com essas críticas, que continue a falar como “gente grande” e que continue incomodando, pois nunca houve uma grande conquista concordando com políticas absurdas adotadas por governos medíocres.

Postado por Beatriz Marcelino – 2º semestre

Siga o JP3

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3

Mais notícias e informações: 

Jornal Prédio 3 – JP3 é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e escreva!