A Coordenadoria de Atividades Complementares e Extensão da Universidade Presbiteriana Mackenzie realizará nos dias 18 e 19 de Junho, no Auditório João Calvino, o 1º Fórum Comparado de Clínicas Jurídicas Universitárias. O evento ocorrerá nos períodos matutino e vespertino, às 9:00 e 18:00, com inscrição prévia através dos links disponibilizados aqui.
O evento visa abordar a experiência de diversas Clínicas Universitárias através de palestras organizadas ao logo de quatro turnos, e oferece aos alunos ouvintes 5 horas de atividades complementares na modalidade de Extensão e possibilidade de obter horas de pesquisa, seguindo orientações de edital disponibilizado no evento do encontro.
A abertura do evento ocorre no dia 18/06 às 8h30, seguido de apresentação do evento e início das palestras acerca das Clínicas recentemente implementadas no Mackenzie, e contará com a experiência dos professores da casa, Prof. Edmundo Medeiros e Prof. Geisa Rodrigues, que abordarão suas visões a partir da experiência das Clínicas IR Solidário e Arsenal da Esperança, respectivamente.
A Clínica Jurídica é uma proposta de ensino que insere o estudante em um contexto real, e surgiu nos Estados Unidos. A proposta é promover prática jurídica através de atendimentos ao público, realizado por grupos de estudantes, sob a supervisão de um docente.
Paula Danese conversou com o JP3 e incentivou os alunos a comparecem ao evento.
Paula é colaboradora da Clínica Jurídica no Mackenzie, ex-aluna da Faculdade de Direito Mackenzie e mestranda na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo acredita que a iniciativa do Mackenzie de inserir as Clínicas Jurídicas em sua grade curricular demonstra o interesse da faculdade em aprimorar o contato do aluno com experiências acadêmicas diferentes e melhorar o ensino. “As Clínicas Jurídicas são mecanismos de ensino em grandes universidades por muitos fatores, dentre eles deixar o aluno mais próximo da prática, desenvolvimento de habilidades profissionais, além de proporcionar ambiente que possibilite ao aluno buscar soluções e questões jurídicas cotidianas e também desafiadoras.”
Paula também mencionou a importância social de adotar o modelo das Clínicas Jurídicas: “São um modelo que se busca nas faculdades de Direito não só pela oportunidade de aprendizado como também por ter impacto social, ou seja, ao mesmo tempo que o aluno aprende e se desenvolve como professional, a sociedade também é beneficiada, uma vez que é ferramente de acesso à justiça.”
Em 2018 a Universidade Presbiteriana Mackenzie passou a oferecer essa modalidade de ensino aos seus alunos, e as palestras do evento buscam promover um debate sobre o funcionamento das mesmas, além de buscar gerar maior interesse e engajamento por parte dos alunos.