A “Mackenzie Tax & Accounting League – T&A League” é uma associação sem fins lucrativos reconhecida pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e criada com o objetivo precípuo de reunir alunos e antigos alunos mackenzistas junto de professores e outros profissionais da área tributária e fiscal-contábil.

A T&A League á a materialização do sonho do professor Edmundo Medeiros, advogado tributarista e professor do bacharelado e pós-graduação do Mackenzie, o qual reuniu integrantes de diversas idades e experiências profissionais com uma única paixão: o Direito Tributário.

Segundo o criador, a ideia de instituir a T&A League surgiu “… do desejo de tornar ainda mais relevante o impacto dos conhecimentos em Direito Tributário e Contabilidade produzidos e transmitidos no Mackenzie, potencializando-os a partir dos próprios Mackenzistas, que já estão colhendo frutos decorrentes do reconhecimento, pelo mercado, do excelente nível dos tributaristas formados em nossa querida Universidade! O Mackenzista que almeja seguir a carreira tributária tem hoje uma das maiores cargas horárias, em grade, destinadas às disciplinas tributárias: seis no total. Além disso, dispõem da ‘Clínica Tributária’ destinada à prática supervisionada do Direito Tributário – o que inclui o Programa IR Solidário – e das atividades e aglutinação de alunos, professores e profissionais Mackenzistas, com o interesse comum na área Tributária, propiciados pela T&A League! Tudo isso sem mencionar os Grupos de Estudos e Pesquisas coordenados por tributaristas como o professor Rangel Fiorin, o Congresso Anual de Direito Tributário, coordenado pela professora Fúlvia Helena (e que já se tornou tradicional no meio tributário; com ele os Mackenzistas têm contato, dentro do campus, com a vanguarda tributária). Há ainda a possibilidade de estudos na Pós-Graduação Lato Senso, no Mestrado e no Doutorado, os quais têm entre suas linhas de pesquisa temas afetos ao ‘Federalismo Fiscal Brasileiro’ ou, no âmbito das Ciências Contábeis’, o Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais, que é perfeito também para profissionais da área tributária. Veja, então, que nosso ‘pacote’ está imbatível e já vem entregando ao mercado tributaristas e contabilistas altamente gabaritados! A T&A League surgiu com o objetivo de ser uma das forças propulsoras deste movimento tributário 100% Mackenzista e que vem avançando em espiral virtuosa!

IMG-20180418-WA0029
De pé, o Professor Edmundo Medeiros. Sentados, da esquerda para direita, Marcela Adari, Caroline Goto e André Pizarro

A T&A League já nasceu grande, contando como patronos os professores Ives Gandra Martins, Luciano Amaro, Eduardo Marcial Ferreira Jardim e Henrique Formigoni. Além da orientação do professor Edmundo Medeiros, há colaboração do professor do Centro de Ciências Contábeis Flávio Mantovani e a participação de diversos professores convidados, como Andreia Scapin, Fúlvia Helena de Gioia e Rangel Perrucci Fiorin.

A Diretoria da T&A League é composta pelos acadêmicos mackenzistas Caroline Goto, André Pizarro, Marcela Adari e Randal Gonzaga Jr., sendo que, atualmente, a associação conta com cerca de 100 integrantes. A T&A League busca proporcionar debates de matérias de natureza tributária e contábil, com o compartilhamento de novidades, como leis e demais atos normativos, troca de experiências entre os ligantes, cases e questões acadêmicas, oportunidades de carreira, além de notícias de eventos relacionados ao tema.

Concretizando um de seus objetivos, que é a integração dos acadêmicos de Direito com os de Contabilidade, a T&A League promoveu, no ano passado, um minicurso de “Introdução à Contabilidade Voltada a Advogados”, ministrado por um de seus ligantes, Leonardo Constantino, advogado e contador.

Para os alunos, a participação na T&A League acrescenta mais uma possibilidade de vivência acadêmica e profissional. Segundo a advogada Karla Cortez (26), ligante desde meados de 2016, a possibilidade de participar do grupo vem sendo “uma experiência muito enriquecedora e produtiva, uma vez que todos os membros são extremamente focados nas discussões mais palpitantes de suas rotinas profissionais e apaixonados pelo Direito Tributário, seja como estudioso, seja como profissional atuante na área”.

Como noticiado pelo Jornal do Prédio 3 (aqui), a T&A League participou, também, do projeto “Clínica Tributária do IR Solidário” do Mackenzie, prestando atendimento, orientação e auxílio gratuito à população de baixa renda (com ganhos anuais de até 60 mil reais), para o preenchimento e entrega da declaração do Imposto de Renda 2018.

Para a aluna Camila Cunha (25), estagiária de Direito e aluna da Universidade Mackenzie, “a experiência de participar da Clínica Tributária do IR Solidário 2018 foi única e realizar o atendimento nos permitiu encarar na prática tudo que nos é ensinado no treinamento prévio, resultando na prestação de um trabalho dinâmico e de equipe. Apesar de, inicialmente, sentir certa insegurança por estarmos lidando com casos reais de pessoas reais, a presença dos professores e o apoio dos colegas fez toda a diferença”.

Segundo os participantes do grupo, a intenção, a partir de agora, é ampliar a atuação e o desenvolvimento da T&A League com novos eventos, atividades e palestras. Para conhecer mais e participar, acesse a página da T&A League no Facebook (aqui), no Linkedin (aqui) ou entre em contato pelo e-mail tnaleague@gmail.com.

IMG-20180418-WA0028